Glândulas da pele
As glândulas sudoríparas são muito numerosas e se encontram em toda a pele, exceto regiões como a gande. Estas glândulas são tubulosas simples enoveladas, cujos ductos se abrem na superfície da pele (ductos não ramificados, com menos diâmetro que a porção secretora, que se localiza na derme). As células secretoras são piramidais e entre elas e a membrana basal se localizam as células mioepiteliais.
Nestas glândulas existem as células escuras(adjacentes ao lúmen apresentam muitos grânulos de secreção contendo glicoproteínas) e as células claras (localizadas entre as células escuras e as mioepiteliais , não contem grânulos). A secreção destas glândulas é o suor , liquido constituível de água e sais minerais,que auxiliam na termorregulação.
As glândulas sebáceas situam-se na derme e os seus ductos desembocam geralmente nos foliculos pilosos, sendo que em regiões como lábios e glande , eles se abrem diretamente na superficie da pele. Estas glândulas são alveolares, e comumente varios alvéolos desembocam em um único ducto curto ( os alvéolos são formados por uma camada externa de células epiteliais achatadas que repousam sobre uma membrana basal). Secretam um produto de natureza lipidica que contém triglicerois , ácidos graxos , colesterol e estereis. A atividade dessas glândulas é muito estimulada pelos hormônios sexuais.