top of page

Ductos alveolares e Alvéolos


Quando a árvore brônquica se prolonga no parênquima pulmonar, a parede passa a ser constituída apenas de alvéolos, e o tubo passa a ser chamado de ducto alveolar. Os ductos alveolares são revestidos por epitélio simples plano cujas células são extremamente delgadas.

Não há presença de músculo liso nos ductos alveolares mais distais. Possuem matriz rica em fibras elásticas e contendo também fibras reticulares, importantes para a distensão, retração elástica e suporte.



Os alvéolos são pequenas bolsas cujas paredes são constituídas por uma camada epitelial fina que se apoia em um Tecido Conjuntivo delicado no qual há uma rica rede de capilares sanguíneos. São separadas por septos interalveolares que consistem em duas camadas de Peneumocócitos (principalmente tipo I- célula alveolar pavimentosa com núcleo achatado e citoplasma delgado) distanciadas por um interstício de Tecido Conjuntivo com fibras reticulares e elásticas e substância fundamental. Observa-se também a presença de células arredondadas na Membrana Basal do epitélio alveolar com núcleo maior e mais vesicular, os Pneumocócitos tipo II, que se localizam entre os Pneumocócitos tipo I com os quais formam desmossomos e junções unitivas.




Conheça a turma

Somos estudantes da 5ª turma do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) do campus de Jequié, BA.

Professor: Sérgio Siqueira.

Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page