top of page

Coração


CAMADAS DA PAREDE DO CORAÇÃO

A parede do coração é constituída por três camadas: endocárdio, miocárdio e epicárdio.


O endocárdio, que é um epitélio pavimentoso simples, e o tecido conjuntivo subendotelial subjacente, revestem a luz do coração. Ele é constituído pelo endotélio, epitélio pavimentoso simples, e por uma camada subjacente de tecido conjuntivo fibroelástico com fibroblastos esparsos. Mais profundamente, fica uma camada de tecido conjuntivo denso, rico em fibras elásticas misturadas com células musculares lisas. Abaixo do endocárdio, fica a camada subendocárdica de tecido conjuntivo frouxo, que contém pequenos vasos sanguíneos, nervos e fibras de Purkinje do sistema de condução do coração. A camada subendocárdica constitui o limite do endocárdio.


O miocárdio corresponde a espessa camada média do coração, o miocárdio, é composta por células musculares cardíacas. Ela é a camada intermediária e a mais espessa das três camadas do coração. É constituída por células de músculo cardíaco, dispostas em espirais em torno dos orifícios das câmaras.


O epicárdio é a camada mais externa da parede do coração, também denominado camada visceral do pericárdio (constituída por epitélio pavimentoso simples denominado mesotélio). A camada subepicárdica de tecido conjuntivo frouxo contém os vasos coronários, nervos e gânglios. Ela também é a região na qual a gordura é armazenada na superfície do coração.



O esqueleto do coração é constituído por tecido conjuntivo denso e possui três componentes principais: os anéis fibrosos, o trígono fibroso e o septo membranoso. É um arcabouço estrutural para o coração e locais de fixação do músculo cardíaco e ainda cria uma descontinuidade entre o miocárdio atrial e o ventricular, assegurando, desta forma, o batimento rítmico e cíclico do coração.


O coração possui células especiais capazes de se auto-excitarem, além de possuírem um sistema de condução especializado que propaga o impulso rítmico pelo coração. Esse sistema de condução é mostrado na figura abaixo, onde está representada as fibras de Purkinje em (A- menor aumento e B- maior aumento, com miofibrilas observáveis localizadas na periferia da célula). As fibras de Purkinge são interligadas por junções Gap, o que desencadeia uma maior velocidade de propagação do impulso rítmico nessas fibras, além da presença de muitas mitocôndrias, proveniente do grande gasto energético neste local.




Conheça a turma

Somos estudantes da 5ª turma do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) do campus de Jequié, BA.

Professor: Sérgio Siqueira.

Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page