Bexiga e Ureter
A bexiga é, essencialmente, um órgão de armazenamento da urina formada pelos rins, até a pressão tornar-se suficientemente alta para induzir o impulso da micção. A mucosa é formada por um epitélio de transição e por uma lâmina própria de tecido conjuntivo que varia do frouxo ao denso.
Quando a bexiga está distendida, as células do epitélio de transição se estendem e mudam sua forma tornando-se achatadas, essas células do epitélio de transição possuem um mosaico de regiões especializadas, as placas, espalhadas entre regiões interplacas, normais, da membrana celular. Quando a bexiga está vazia, as regiões das placas ficam dobradas formando contornos angulares, irregulares, que desaparecem quando a célula é distendida. Estas placas parecem ser impermeáveis à água e sais e agem como uma barreira osmótica.
A lâmina própria da bexiga pode ser subdividida em duas camadas: uma mais superficial, de tecido conjuntivo denso, não modelado, e uma camada mais profunda de tecido conjuntivo mais frouxo composto por uma mistura de fibras de colágeno e elástico. Somente na lâmina própria que circunda o orifício da uretra, é possível encontrar glândulas mucosas.
A túnica muscular é formada por uma camada longitudinal interna e uma circular externa. A partir da porção inferior do ureter aparece urna camada longitudinal externa. Essas camadas musculares são mal definidas. Na parte proximal da uretra, a musculatura da bexiga forma o seu esfíncter interno.
Os ureteres são tubos ocos constituídos por: uma mucosa, que reveste a luz, uma camada muscular e uma cobertura fibrosa de tecido conjuntivo. O revestimento é de epitélio de transição, com três a cinco células de espessura, que estão sobre uma camada de tecido conjuntivo fibroelástico não modelado, que constitui a lâmina própria. A muscular da uretra é composta por duas camadas de células musculares lisas (camada externa circular e a camada interna longitudinal) no terço inferior perto da bexiga, uma terceira camada muscular (longitudinal) é acrescentada.
O ureter atravessa a parede da bexiga obliquamente. A parte do ureter colocada na parede da bexiga mostra apenas músculo longitudinal, cuja contração abre a válvula e facilita a passagem de urina do ureter para a bexiga. As vias urinárias são envolvidas externamente por uma membrana adventícia, exceto a parte superior da bexiga, que é coberta por membrana serosa (peritônio).